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Como escolher o Marketplace mais adequado?

Como escolher o Marketplace mais adequado?

Calendário 17 de jan de 2022

Se você quer saber por que utilizar um marketplace para ampliar suas vendas, você está no lugar certo. Acompanhe este artigo até o final e descubra por que você deveria ser um anunciante e como escolher o mais adequado.

O que é Marketplace?

O marketplace remete a um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos, dando ao cliente um leque de opções.

É como um grande shopping center online cujos visitantes têm acesso a várias lojas em um mesmo local.

O conceito de marketplace não é novo. No Brasil, ele começou a ser implementado em 2012. Agora, muitas grandes empresas digitais já aderiram.

Alguns exemplos são o B2W – fusão entre Lojas Americanas e Submarino, a Livraria Saraiva e o Walmart.

Como dito, existem diferenças entre um marketplace e um e-commerce.

No caso de um e-commerce, você entra no site da Loja X e escolhe uma geladeira que é vendida e enviada pela própria Loja X.

No caso de um marketplace, você pode entrar no site da Loja X e escolher uma geladeira que está sendo vendida e enviada pela Loja Y.

Por que utilizar o marketplace?

Utilizar um marketplace pode fazer toda a diferença no desempenho da sua empresa.

De acordo com dados divulgados pela Época Negócios, mais de 90% dos consumidores digitais utilizam marketplace para suas compras online.

Esse é um mercado que vem crescendo a cada ano e, com a pandemia, a tendência é de expansão ainda maior. Por isso, resolvemos trazer até você algumas informações importantes para te auxiliar a encontrar a melhor solução para seus negócios.

Razões fundamentais para investir no marketplace:

  • Mercado em crescimento – O volume de compras através de marketplace está aumentando muito e rápido.
  • Benefícios das plataformas – Muitos dos marketplaces oferecem benefícios para quem começa a vender em suas plataformas. Empresas como Mercado Livre, Magalu e Shopee tem ótimas condições para novos empreendedores online.
  • Menos gastos com marketing – Como são plataformas conhecidas pelos consumidores, os marketplaces trazem mais visibilidade para seus produtos, o que te ajuda a economizar nos investimento em  marketing.
  • Para quem tem loja física – Além de facilitar a vida do seu cliente, você ainda pode obter clientes novos através das plataformas.

Como escolher o melhor marketplace para suas vendas: 

  1. Reputação da plataforma: 

Não se esqueça que, ao vender em determinada plataforma sua empresa estará atrelada diretamente ao nome do marketplace. Então é importante que você faça uma pesquisa de reputação da marca. Busque comentários, avaliações e possíveis reclamações no Google.

Manter a boa imagem é tão importante quanto vender.

        2. Público-alvo

Procure plataformas que tenham o mesmo público-alvo que você. É importante que sua empresa esteja no meio certo para atrair novos clientes.

Faça a escolha de forma consciente, pois existem vários marketplaces e alguns deles, apesar de não ter o nicho determinado, são visados para compras de determinados produtos e/ou serviços.

Investir na plataforma errada pode te fazer perder tempo.

      3. Não tenha pressa

Estude cada plataforma, pois todas elas tem as suas peculiaridades, e como envolve dinheiro e o sucesso da sua empresa, é importante que você estude como investir e qual plataforma contratar.

Lembre-se de verificar e comparar as taxas cobradas pela intermediação, para saber se estão dentro da média do mercado. 

Tributação para Marketplaces

Se você está familiarizado com a cobrança de impostos na comercialização, sabe que o principal tributo para quem vende produtos é o ICMS, e, para prestação de serviços, o ISS. E isso não é diferente para os marketplaces e e-commerces! 

As alíquotas variam de acordo com a categoria (CNAE) da empresa comercializadora, localização inicial e final, e do preço da mercadoria em si.

Como evitar a bitributação?

A bitributação é um problema comum na tributação para marketplaces, e ocorre quando há a cobrança do mesmo imposto por dois entes distintos sobre a mesma ocorrência. Quando falamos de um marketplace, a conduta usual é de receber o valor total da venda, separar a comissão e repassar apenas o que é devido ao vendedor.

Porém, essa prática traz a bitributação como consequência, pois a plataforma teria que gerar uma nota referente ao valor total da transação ao cliente, e o vendedor, por sua vez, precisaria gerar uma nota sobre o valor que recebeu.

Com o split de pagamentos, o imposto para o marketplace é cobrado apenas sobre o valor de comissão e enquadrado como imposto sobre serviços (ISS). Isso porque a plataforma atua apenas como prestadora de serviços para o vendedor, cedendo o espaço para divulgação e transações.

O valor restante, referente à parte do produto que cabe ao vendedor, é enviado diretamente para ele, que emite a nota de venda do item e paga o ICMS sobre isso.

Hora de Agir

Por todas essas razões, o marketplace é uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas online. Com uma boa análise e um investimento certo, esse pode ser o diferencial para o seu negócio. 

E para evitar prejuízos e erros na tributação, conte sempre com uma contabilidade especializada em comércio eletrônico, como a contábilhub, que oferece um serviço digital de verificação tributária automatizada com mais de 5 milhões de regras tributárias cadastradas, ideal para mapear o cenário da sua empresa na hora de vender online.

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