window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-222913431-3');
Documentos importantes para Gestão Financeira da sua empresa 

Documentos importantes para Gestão Financeira da sua empresa 

Calendário 22 de mar de 2023

Como empreendedor, é normal ter dúvidas de quais são os documentos importantes para a gestão financeira da sua empresa 

O seu contador parece estar falando grego quando começa a te pedir documentações, notas fiscais e outros tipos de lançamentos financeiros

Mas calma, abaixo nós iremos te explicar quais são e a importância desses documentos para a gestão financeira da sua empresa

Para que servem esses documentos?

A gestão financeira é parte vital de qualquer negócio, e para que ela funcione da melhor forma, são necessárias documentações financeiras para manter tudo organizado e bem gerenciado.

Através dessas documentações, sua empresa mantém registros precisos de suas transações financeiras, o que é essencial na hora de gerenciar folha de pagamento, impostos e outras obrigações financeiras. Podendo melhorar a produtividade dos seus funcionários e a eficiência do seu negócio.

Além de garantir o cumprimento das leis e regulamentações financeiras que se aplicam ao seu setor, reduzindo o risco de sofrer algum tipo de processo trabalhista ou financeiro.

Quais são esses documentos? 

Para que você tenha melhor conhecimento, essa é a lista de documentos necessárias e a explicação da importância deles para o seu negócio: 

Notas Fiscais

São os papeis mais utilizado para a realização dos lançamentos contábeis e, por isso, são consideradas documentos oficiais do setor financeiro. Eles são tão importantes que todos os serviços e vendas devem ser faturados, pois a falta deles é considerado sonegação de impostos.

Atualmente, as notas fiscais eletrônicas contêm arquivos XML que funcionam como versões digitais da NF-e e já possuem estruturas de escrituração fiscal. Após preenchido, o remetente poderá enviar diretamente para a contabilidade da empresa receptora do produto ou serviço.

Recibos de pagamento 

O recibo é um documento expedido em casos de compras informais de pessoas que não têm permissão para conceder NF. Podem ser emitidos recibos de pagamento em várias situações, tais como pagamentos de rendas, compras de produtos, etc.

Normalmente, o pagador vai pedir o comprovante de pagamento, e caso o beneficiário não consiga fornecer a nota fiscal, ele pode fazer um recibo e preencher alguns campos básicos como valor, data e nome do pagador.

Um recibo é um documento válido de uma transação de compra e venda entre duas pessoas, por isso é seguro para uso pelo departamento de contabilidade de uma empresa.

Extratos Bancários

Os extratos bancários não apenas fornecem informações para as empresas, mas também servem como documentos importantes no setor financeiro. Portanto, as empresas não podem deixá-los de lado tão facilmente quanto as pessoas físicas.

As pessoas jurídicas geralmente têm receita comercial e receita financeira. Receita operacional é a receita auferida diretamente por meio de suas atividades e pela venda de seus produtos e serviços. As receitas financeiras referem-se aos rendimentos obtidos através da aplicação financeira.

Essas notas registram as receitas e despesas financeiras da organização. Incluem o resultado das aplicações e o pagamento de taxas e encargos bancários.

Comprovantes de Impostos e encargos

Esses documentos também são essenciais na área financeira, pois comprovam que a empresa pagou certas obrigações. Gerentes financeiros conscientes guardam todos os recibos de pagamento para fornecer valores de despesas. Os vouchers são usados ​​para compromissos de liquidação e provisões de liquidação.

Por fim, descobrimos a importância dos documentos utilizados pelo departamento financeiro para o balanço de uma empresa. Esses registros devem ser mantidos adequadamente. Uma maneira de mantê-los seguros e manter o controle é manter o armazenamento eletrônico. Portanto, todos eles podem ser acessados ​​a qualquer momento sem risco de perda.

Tenha especialistas cuidando desses documentos para você! 

Manter a organização e o controle desses documentos é essencial, mas o mais importante é que você saiba como utilizá-los para alavancar o seu negócio.

Por isso nós da temos especialistas prontos para cuidar disso e toda a Gestão Financeira da sua empresa, é só entrar em contato com a gente. Estamos a uma ligação de distância 

Compartilhe esse conteúdo

Contábilhub Assessoria Contábil

Contábilhub

A Contábilhub é mais que uma plataforma de contabilidade digital. Nós oferecemos uma solução completa em assessoria contábil e gestão financeira. Caminhamos lado a lado com sua empresa desde a abertura da empresa até a saúde financeira. Saiba mais sobre sobre nossa empresa clicando aqui.

Deixe seu comentário

parceiros

Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo