window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-222913431-3');
Conheça os principais tipos de sociedade

Conheça os principais tipos de sociedade

Calendário 5 de jul de 2023

No Brasil, é comum encontrar em muitas pessoas o desejo de abrir o próprio negócio. Essa aspiração empreendedora reflete a busca por independência financeira, liberdade profissional e a oportunidade de construir algo próprio. 

No entanto, empreender sozinho pode ser uma tarefa desafiadora e solitária.
Assim, surge a necessidade de uma sociedade como uma solução possível para realização de um sonho.

Sociedade empresarial é uma forma de organização legalmente constituída por duas ou mais pessoas com o objetivo de exercer atividades econômicas com fins lucrativos, onde os sócios contribuem com capital, trabalho, bens ou outros recursos para o empreendimento.

A contribuição é regulamentada por meio de um contrato social, que estabelece as regras, direitos e obrigações de cada sócio, bem como a participação nos lucros e nas decisões empresariais.

E você, empreendedor(a), conhece os modelos de sociedade existentes em nosso país e qual é a melhor opção de acordo com o seu negócio? Confira abaixo!

Quais as vantagens de uma sociedade empresarial?

Entre as vantagens, podemos destacar:

– Divisão de responsabilidades e recursos entre os sócios (gestão mais eficiente e especializada)
– Compartilhamento de riscos (menor impacto pessoal perante crises)
– Obtenção de capital mais facilitada (cada sócio pode contribuir com investimentos e recursos próprios)

– Aproveitamento das habilidades complementares de cada sócio (inovação e crescimento do negócio)

Conheça os principais tipos de sociedade no Brasil:

  • Simples

Tipo de sociedade em que os proprietários têm responsabilidades ilimitadas e pessoalmente assumem todas as dívidas e obrigações da empresa. Nesse tipo de estrutura, não há separação legal entre os proprietários e a empresa. Geralmente, esse modelo é adotado por pequenos negócios ou empresas familiares, pois é fácil de estabelecer e não exige muitos requisitos formais.

  • Limitada

Bastante comum entre pequenas e médias empresas, pois permite uma maior flexibilidade e segurança para os sócios, que são responsáveis pelas obrigações da empresa somente até o limite do valor de suas quotas, oferecendo proteção aos patrimônios pessoais dos mesmos. 

  • Limitada Unipessoal

Uma forma jurídica de empresa que permite a constituição de uma sociedade com apenas um sócio, proporcionando ao empreendedor uma maior flexibilidade e simplificação na gestão do negócio, mantendo as vantagens da responsabilidade limitada, em que o patrimônio pessoal do empresário não fica exposto às dívidas da empresa. 

  • Em nome coletivo

Tipo de sociedade mais comum em pequenos negócios familiares ou empreendimentos de menor porte. Nesse modelo, todos os sócios possuem responsabilidade pessoal e ilimitada pelas dívidas e compromissos assumidos pela sociedade, tomando decisões de forma conjunta.

  • Comandita simples

Tipo de sociedade empresarial em que existem dois tipos de sócios: os comanditados e os comanditários. Os sócios comanditados são responsáveis pela gestão e administração da empresa, assumindo responsabilidade ilimitada pelas dívidas e obrigações da sociedade. Já os sócios comanditários contribuem com capital, mas não têm poder de gestão e sua responsabilidade está limitada ao valor que investiram.

  • Comandita por ações

Forma de sociedade em que o capital social é dividido em ações, sendo composta por dois tipos de sócios: os comanditados e os comanditários. Essa estrutura permite que investidores participem da sociedade sem envolvimento direto na gestão e com risco limitado. 

  • Sociedade anônima

Forma de organização empresarial caracterizada pela participação de acionistas, que são os proprietários das ações da empresa, mas não necessariamente responsáveis pela sua administração.A principal vantagem é a separação entre o patrimônio da empresa e o dos acionistas, conferindo maior segurança jurídica e facilitando a transferência de propriedade das ações.

  • Cooperativa

Composta por pessoas com interesses comuns que se unem para alcançar objetivos econômicos, sociais ou culturais em conjunto. Nesse tipo de sociedade, os membros são tanto os proprietários quanto os usuários dos serviços oferecidos pela cooperativa. 

  • Conta de participação

Forma de sociedade na qual há a participação de um sócio ostensivo e um ou mais sócios participantes. No entanto, apenas o sócio ostensivo tem responsabilidade perante terceiros e é quem representa a sociedade. 

Como escolher o melhor tipo de sociedade?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os modelos de sociedade existentes, deve estar se perguntando sobre qual se encaixa melhor no seu perfil de negócio, não é mesmo?

Antes de escolher o tipo de sociedade empresarial adequada, é essencial considerar diversos fatores. Primeiro, avalie o tamanho e a natureza do seu negócio, bem como suas metas e objetivos a longo prazo. Considere também questões de responsabilidade, estrutura de propriedade e gestão, além das implicações fiscais e jurídicas.

ContábilHub | Assessoria Estratégica de Negócios

Conte com uma ajuda especializada em gestão estratégica para a implantação do modelo societário mais indicado para o seu negócio!

Somos a única empresa de gestão estratégica de negócios que viabiliza novos horizontes focando na criação de vantagens competitivas para empresários ambiciosos cansados de perder dinheiro e tempo em mercados desafiadores e que querem evitar o “ciclo vicioso” de frustração num sistema burocrático e predatório.

Estando lado a lado com você, resolvendo essa e muitas outras questões financeiras da sua empresa. É só entrar em contato, estamos a uma ligação de distância!

Compartilhe esse conteúdo

Contábilhub Assessoria Contábil

Contábilhub

A Contábilhub é mais que uma plataforma de contabilidade digital. Nós oferecemos uma solução completa em assessoria contábil e gestão financeira. Caminhamos lado a lado com sua empresa desde a abertura da empresa até a saúde financeira. Saiba mais sobre sobre nossa empresa clicando aqui.

Deixe seu comentário

parceiros

Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo