Blog da Contábilhub

Imposto de Renda: como reduzir em 2022? - Blog da contábilhub

Escrito por Contábilhub | Jan 10, 2021 2:00:00 PM

Todo mundo concorda que acertar as contas com o “leão” (imposto de renda) todo ano é um mal necessário. 

Mas, e se você soubesse que tem maneiras de abater o valor que você costuma pagar de imposto? Isso com certeza te ajudaria, não é mesmo? 

Muitos já sabem que algumas categorias de valores declarados ajudam a reduzir o valor de imposto a ser pago. 

Um exemplo disso são as despesas médicas e com educação, que caracterizam tipos de dedução, que diminuem a base de cálculo e, consequentemente, do valor total de imposto a ser pago. 

Quanto mais deduções existirem, maior será o valor de restituição. 

Porém, o que poucos sabem é que há um investimento relativamente simples que também ajuda a amenizar a “mordida do leão”: fundos de previdência privada. 

Eles nada mais são do que um complemento de renda para a aposentadoria, opção para quem não quer depender apenas do valor pago pelo INSS. 

Como funciona essa dedução do Imposto de Renda? 

  • Até 12% do lucro tributável: Alguns planos podem deduzir até 12% de todo o lucro tributável declarado. Exemplo: se o valor total recebido ao longo do ano chegar a R$ 60 mil, você pode investir R$ 7.200 livre de imposto. 
  • Longo prazo: Na opção de tributação via tabela regressiva, os valores recebidos são tributados definitivamente na fonte e não entram na soma da renda tributável. Ou seja, se você investir pensando no resgate a longo prazo, o seu dinheiro vai seguir rendendo no período aplicado, e só será tributado em até 10% no futuro, enquanto outros fundos chegam a 15%. 
  • Sem come-cotas: Essa técnica de tributação antecipa o imposto de renda retido na fonte de investimentos como ouro, multimercados e  renda fixa, sempre nos últimos dias úteis de maio e novembro. Os fundos de previdência estão livres do come-cotas, portanto, rendem normalmente até a apuração. 
  • Importante: Para ter esse benefício já no ano que vem, vale lembrar que o investimento precisa ser feito até o final deste ano. 
  • Reforma da Previdência: Os planos privados não são vinculados à previdência social, e dificilmente sofrerão interferência da Reforma da Previdência. 
  • As novas plataformas digitais também facilitaram a vida dos investidores, já que elas oferecem diversas opções de planos e prazos. 

Seja qual for a modalidade de investimento que você contratar, é fundamental ter o acompanhamento de um especialista contábil, para que não haja nenhum erro em seus cálculos tributários, inclusive no seu Imposto de Renda. 

A contábilhub integra um grupo com mais de 53 anos de expertise, e tem uma equipe pronta a te auxiliar em todas as suas dúvidas.