Emitir nota fiscal pode ser uma atividade muito difícil para novos empreendedores, porém, quando bem pesquisado, você pode aprender a emitir notas fiscais de um jeito muito fácil e simplificado.
A nota fiscal (NF) é um documento oficial que registra as vendas da sua empresa. Sempre que você recebe um pagamento, precisa emitir nota fiscal para o seu cliente, com o intuito de legalizar essa venda.
Algumas vezes, acontece do cliente não querer fornecer seus dados para a emissão da NF, mas mesmo assim, você não fica isento de emitir a NF e registrar a venda. Você pode, nesses casos, emitir a NF sem as informações do cliente.
A nota fiscal serve, principalmente, para fazer a contabilidade da empresa que está emitindo. É dessa forma que as empresas conseguem calcular seus impostos, o financeiro também consegue fazer uma estimativa de faturamento e os responsáveis pelo estoque do produto podem organizar entregas e produção.
Não emitir notas fiscais pode acarretar em diversos problemas para sua empresa, desde a desorganização de estoque e gestão financeira, até o crime de sonegação fiscal. Que pode levar sua empresa ao encerramento das atividades.
Existem três tipos de notas fiscais:
Além disso, podemos dizer que existem dois modelos de notas fiscais:
Existe uma série de etapas que a empresa deverá cumprir para a emissão da nota fiscal. É um processo que pode parecer confuso, ainda mais para quem está começando seu negócio agora. Mas para te ajudar que montamos esse passo a passo:
A primeira etapa é você definir qual nota irá emitir. A de produto, de serviço ou a de consumidor.
Nesse passo você deve avaliar qual o enquadramento fiscal da empresa junto com a sua situação cadastral.
Em todo esse processo, é recomendável a orientação de um contador.
Se sua empresa ainda não tiver, é importante adquirir um certificado digital. Este arquivo é uma assinatura digital que garante a segurança da empresa nas ações feitas pela internet e também assegura autenticidade na nota fiscal emitida.
Para adquirir este certificado, é necessário comprar com uma autoridade certificadora, que seja credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (IPC).
Após adquirir o certificado digital, você deverá comparecer até uma autoridade de registro com o certificado em mãos para validar as informações.
Depois de validar as informações, você poderá configurar o seu token ou smartcard de acesso.
Após adquirir o certificado digital, é hora de procurar o órgão governamental responsável pelas operações de cada nota fiscal. Você precisará de permissão para emitir as notas fiscais eletrônicas:
Cada órgão tem sua legislação e seus processos próprios, por isso é importante contar com a ajuda de um contador de confiança para te auxiliar nesse processo
Após credenciar-se, é só entrar no site do órgão público da sua cidade e fazer a emissão das notas fiscais. Lembre-se sempre de preencher os dados com muita atenção e para facilitar o seu trabalho, você pode deixar dados salvos para que possa usar nas próximas vezes que precisar emitir mais notas.
Abaixo separamos um vídeo tutorial para mostra como é simples utilizar a nossa plataforma para emitir nota fiscal.
Como emitir Nota Fiscal na contábilhubAqui na contábilhub sempre estamos dispostos a te ajudar e tirar suas dúvidas em relação à contabilidade da sua empresa.
Você pode nos acompanhar nas redes sociais para receber informações diariamente, ou entrar em contato conosco para conhecer nossos serviços.