Você sabe dizer quais os direitos dados à uma pessoa de carteira assinada? A lista de direitos pode ser maior do que você imagina. Nesse texto, iremos abordar todos os direitos de uma pessoa com carteira assinada e contar quando a pessoa passa a ter acesso a esses direitos.
Trabalhar com carteira assinada significa que você foi contratado por uma empresa sob o regime CLT, que é a Consolidação das Leis do Trabalho.
Criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a CLT passou por algumas atualizações ao longo dos anos, sendo algumas das mais recentes a inclusão de diretrizes sobre o trabalho remoto.
Pesquisas apontam que o Brasil conta, atualmente, com 1,4 milhão de trabalhadores com carteira assinada.
O registro formal é mais desejado pelas pessoas, o maior motivo pode ser os benefícios e direitos garantidos atrelados a quem trabalha registrado.
Separamos uma lista com todos os benefícios que quem trabalha com carteira assinada tem direito pagos pelo INSS:
Vale ressaltar que esses benefícios também são válidos para quem é PJ, ou seja, não abrangem apenas CLT. Isso porque o recolhimento do INSS é obrigatório a todos que têm empresa aberta.
Sim, há diferença nos benefícios de quem também tem um contrato de trabalho assinado. Sendo assim, temos:
A principal vantagem de ter dois registros na carteira é ter duas fontes distintas de renda. Pois, além de aumentar o faturamento mensal, caso o trabalhador seja demitido de uma empresa, não ficará totalmente sem salário, pois continuará empregado na outra e recebendo por seus serviços.
Mas é preciso se atentar quanto aos benefícios e direitos, pois dois registros na carteira não significa que tudo será pago em dobro.
Por exemplo, em caso de demissão sem justa causa o profissional não tem direito ao seguro-desemprego, já que tem vínculo empregatício ativo com outra empresa.
Outro exemplo é o INSS, as contribuições em dobro não significam duas aposentadorias, considerando que o valor recolhido além do teto estipulado não resultará em adicional para o trabalhador.
Após conhecer quais os benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada, fica mais fácil entender que alguns podem ser revertidos para PJ.
E a resposta é: sim! Podemos passar esses benefícios para o regime PJ.
Porém, vale ressaltar que aqueles que são pagos pelo INSS são válidos para as duas categorias, ou seja, para quem não tem carteira assinada, mas tem CNPJ e faz o recolhimento correto, e para quem é registrado sob o regime CLT.
E se quiser aumentar a sua aposentadoria para PJ, é possível pagar uma previdência privada e aumentar a receita quando decidir parar de trabalhar.
Se você gostou do conteúdo, fique por dentro das nossas redes sociais e nosso blog. Lá sempre postamos tudo que você precisa saber sobre o seu trabalho e/ou sua empresa.